25 de janeiro de 2012

Dia 25 de janeiro - Dia sem cérebro

Perdoem-me as más línguas mas eu preciso falar. Como jornalista em formação, escritora que sou, como blogueira e principalmente como cidadã; eu precisava meter o dedo nessa conversa. Desde que entrei na faculdade, no curso de jornalismo, sinto que meus olhos conseguem enxergar coisas que antes só via as sombras. Infelizmente, hoje em dia, o que comanda todo o nosso planeta Terra, não é nada mais do que o dinheiro. Não é à toa que vivemos na era do capitalismo. Isso não seria diferente na área de comunicação. Por ser um meio de grande poder na nossa sociedade, conseguiu atrair atenção dos poderosos, que precisam de uma aceitação maior das pessoas, precisam de um "sim senhor". O jeito foi apelar para as verdinhas e tomar conta dos meios de comunicação. Não adianta negar, a maioria dos meios de comunicação hoje giram em torno do que poderão ganhar. Qual é a matéria que me renderá mais lucros? Quais são os anunciantes de quem eu não posso falar mal, independente do seu erro? É todo um processo que acaba embaçando o objetivo principal dos jornalistas, que seria a imparcialidade e a verdade acima de tudo. E aí, diante de alguns erros drásticos da maior emissora do país, a Globo, surgiu na internet um movimento do Dia sem Globo (que seria hoje). A Globo é sim uma grande manipuladora de mentes, assim como todo e qualquer outro meio de comunicação. Não adianta vir inventar um dia contra a maior emissora brasileira, se isso não mudará os acontecimentos. Acredito eu que a questão de manipulação é muito pessoal. Os cidadãos devem assistir, ler, ou ouvir, qualquer coisa de uma forma crítica e filtrar somente aquilo que lhe servir de verdade. Só é manipulado quem se deixa manipular. Sei que é verdade que o próprio governo, para começar um ciclo de passividade, deixa muito a desejar na educação estadual no país, para que os jovens se tornem robôs educados, mas ainda assim, em meio à decadência da educação estadual, existem profissionais que alertam e marcam a vida de seus alunos. Eu, particularmente, fiz toda a minha educação desde o primário até o ensino médio em colégio público, e assim como tive professores que me deixaram alerta, sei que acontece com outros também. A questão é nossa, o dinheiro que será roubado é o nosso. Infelizmente não dá para mudar esse ciclo vicioso em um dia. Mas se aos poucos nos ligarmos no que vemos, lemos e ouvimos, se formos ativos, se questionarmos... Em conjunto as coisas mudarão. É ingenuidade e até um pouco de intolerância, apedrejar somente um meio e continuar sendo levado pela onde de outras emissoras. É uma guerra de poderes, e a verdade é que nós somos o poder. Basta usar de forma inteligente e correta, não desesperada.

11 comentários:

Israel Marinho disse...

Se a Globo é mesmo tão ruim como muitos dizem, esse boicote deveria existir de forma natural e sem campanhas extravagantes como essa. Pois se algo é realmente ruim nos a rejeitamos naturalmente. Então se todos assistem é porque gostam, e se gostam do que é ruim é porque estão muito alienados ou são masoquistas.
Sou contra essa campanha, não porque estou defendendo a Globo, mas porque acho uma grande hipocrisia.
Agora meu ponto de vista sobre a Globo: É sim uma emissora manipuladora como qualquer outra e que deixa a desejar em muitos programas, eu particularmente assisto muito pouco de TV no Geral.

Unknown disse...

Acho que assiste a Globo quem quer.
Ninguém pode dominar e controlar a mente de ninguém, as pessoas que se deixam influenciar pelas mídias, são fracas e insanas. '
Acredito que não vale apena esse "boicote". Se fossemos para pra pensar, tem tanta coisa rolando por ai que deveria sim ser banida ou ignorada.

Dayane disse...

Oi menina!
Eu detesto essa campanhazinhas de Facebook. Eu sempre mostro minhas opiniões, divulgo o que concordo, mas detesto essa idéia superficial de que por deixarmos de assistir 1 dia a rede globo, as coisas mudarão, e tbm detesto essa idéia de que "a globo manipula a população e blá blá blá". A meu ver, a Globo é extremamente esperta e ela não enfia goela abaixo algo ao público, mas dá aquilo que o público vem lhe pedindo. Porém, ela tem errado feio mesmo nos acontecimentos recentes e sua postura de abafar os casos é de extrema hipocrisia.
Não acho que os programas que vc assista, as piadas que vc faz te deixam mais ou menos inteligente. Por isso não concordei com o comentário do Nascimento "Já fomos mais inteligentes". Inteligente pra quem? Vejo pessoas extremamante críticas, inteligentes e conscientes fazendo a piada da Luíza, e vejo pessoas totalmente manipuláveis, com frases batidas e pensamentos preconceituosos fazendo o eco "Já fomos mais inteligentes". esse separatismo de "Coisa de gente fútil e coisa de gente intelectual" é em si, preconceituoso. Pessoas que fazem esse tipo de comentários deveriam ler, no mínimo, Elogio da loucura.
Acabei!rs.

Dri Andrade disse...

É complicado, eu tbm estudei comunicação e sei como nossa visão se modifica, ficamos mais exigentes e não aceitamos qualquer coisa.

Seria uma boa um dia sem globo, fico tranquilamente

beijocas

Gabriele Santos disse...

acho que todo o problema está na base, que é a educação.
Sem ela nós temos uma população cada vez mais alienada.
Acho que a globo não é a única rede manipuladora existente e acredito que devemos escolher o que nos for melhor para assistir. Sem essa de ser globo, record, sbt ou etc.
adorei o texto
parabéns, de verdade.

Jeniffer Yara disse...

Temos muitos, mas muitos problemas básicos para resolver antes de tudo, a manipulação da TV é só mais um deles, e acredito que a Globo ainda é a maior emissora que consegue atingir o mais alto grau de manipulação, e ok, um dia não muda tudo, é um começo, eu acho, claro que isso não deve se resumir a só esse dia sem ver TV Globo, deveriam haver mais atos contra a manipulação da TV na sociedade brasileira, deveríamos nos atentar aos problemas básicos como educação, saúde, segurança e qualidade de vida, e depois irmos aos outros assuntos, como construir uma sociedade mais consciente, mais 'inteligente' e menos ignorante no que diz respeito tanto a mídia quanto a política,etc. Mas são milhões de brasileiros, um só movimento, num só dia, com um só grupo não vai adiantar muita coisa, mas se esse grupo se voltar a outras causas, e se for crescendo ao longo do tempo, aí sim, pode mudar alguma coisa nesse país alienado e hipócrita. Mas é como você disse, vivemos no capitalismo, no final, infelizmente tudo se resume a dinheiro, e quem tem dinheiro, tem poder, e quem tem poder manda, quem não tem obedece por vontade própria ou a força.

Beijos ><

Sabrina disse...

Um dia sem assistir a programação da globo realmente não fará a diferença, nós que realmente percebemos que a globo exerce esse poder de manipulação sobre nós desligamos nossa televisão ou mudamos de emissora. Mas e aquelas pessoas, as que já se tornaram manipuladas? Elas não estão nem aí, ficam em negação, eu falo isso porque conheço pessoas que ficam num ciclo vicioso de televisão. Um dia não vai mudar, as pessoas necessitam aprender aquilo que faça algum sentido e não essa alienação. Do que adianta o hoje sem tv globo se amanhã as pessoas voltarão à assistir com a consciência limpa "ontem foi o dia de não assistir e eu fiz minha parte" Parte de quê? Pessoas são manipuladas o tempo todo, porque o ser humano está fora de controle e so se preocupa em faturar. Isto é uma triste realidade que não vai mudar assim tão rápido, porque as pessoas se tornaram dependentes não só da rede globo mas da televisão em si porque aliena as pessoas, assim como o computador. Tudo depende de quem usa, as más e boas intenções estão aí só é questão de saber escolher aquilo que realmente lhe fará bem.
Beijos!

C.Q.C.M. disse...

Tentar mobilizar um dia sem qualquer coisa é besteira, primeiro porque não dará certo, segundo porque é um dia somente. De que adianta ser politizado se não move uma palha prefiro ficar na minha politica egoísta de "eu por mim"

Renata disse...

Oiii, priemira vez que visito aqui e gostei muito, já estou até seguindo, se poder seguir de volte ficarei grata, bjos

http://toquaseprontaprasair.blogspot.com/

Newton Kage disse...

Sabe o que fico a pensar? Se BBB e outras porcarias fossem transmitidas anos atrás, não veria outra forma se não submeter-se a essas programações... Mas, nos dias de hoje, com Tvs a cabo mais acessíveis, com uma infinidade de programações, com tanto o que fazer, o que ler, como se explica isso? Concordo plenamente com você: "Só é manipulado quem se deixa manipular"! Sabe, fico com medo de admitir que o brasileiro é acima de tudo preguiçoso. Talvez justifique isso a potência que é a Globo, a Record, a Band etc.

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Olá!
Foi um grande prazer conhecer seu blog.Aproveito meu tempo para navegar e ler textos e poemas feitos por pessoas que gostam de escrever.
Que bom que você é uma delas.
Grande abraço
se cuida