6 de novembro de 2011

O símbolo se perdeu junto com a graça!


Eu sou uma leitora profissional, e isso é desde os meus 4 anos de idade. Minha mãe me ensinou a ler e escrever desde nova, e junto com mais uma professora da infância eu criei um gosto muito grande por literatura. E Dan Brown é, com certeza, um dos escritores que mais me deixou ansiosa por cada frase e letra de seus livros. Não resisti, e depois de conhecer "O Código Da Vinci" tive que ler todos os outros livros dele. Fortaleza Digital, Anjos e Demônios (que é o meu favorito) e Ponto de Impacto. Ai, surgiu um outro livro, continuando a saga de Robert Langdon - "O Símbolo Perdido". Em cima da estréia do livro existiu muita propaganda e a mídia já falava até mesmo do filme. Bom... passei muito tempo louca para lê-lo. Achava um absurdo logo eu não ter lido ainda. Até que um dia eu simplesmente entrei na Saraiva e o comprei.

Todos os outros livros de Dan Brown eu demorei, no máximo, quatro dias para terminar. Esse, porém, bateu o recorde. Fiquei com ele mais de um mês sem terminar. Para a minha decepção o livro se tornou massante, cansativo, chato e previsível. Tudo o que não existia nas letras de Dan Brown. Poucas foram as páginas que eu me surpreendi ou quis ler com maior voracidade. Me entediei.
Acredito que quando alguém passa a escrever rodeado de expectativas e cobranças, acaba perdendo o dom, a magia da coisa. E isso se torna muito ruim.
Para mim o último livro de Dan Brown se tornou uma espécie de diálogo com um médico que te fala algo simples usando as mais difíceis palavras, o que te deixa sem saber o que na verdade ele queria lhe transmitir.
Na busca de satisfazer, e de continuar a saga de Langdon, não foi só o símbolo que se perdeu, a graça também foi junto.

8 comentários:

Vanessa Barbosa disse...

Nossa, será que só eu gostei desse livro? Já li todos os livros dele mesmo e eu gostei desse, hehehe. Agora sai um pouco da rotina e passei dos livros de ficção cultural pra uma ficção totalmente sem chances de ocorrer, tipo Diários de vampiros, mas não vou negar estou adorando esse outro lado da mente humana.

Isis Purificação disse...

Discordo de você completamente(pra variar). Acho que foi um dos melhores livros dele, depois claro de Anjos e demônios. O livro é muito legal e interessante, n tem nada de complexo nele, ainda mais quando você já leu os outros.

Suzana Martins disse...

Eu adoro ler, e confesso que não sei o que faria da minha vida se não fossem os livros...

A leitura é uma saga maravilhosa...

Já fiz alguns posts em meu blog sobre leituras e sobre a saga Dan Brown. Particularmente, adoro os livros desse autor, tenho uma coleção particular dele. Adoro tudo. rs...

Eu, pessoalmente, gostei desse livro... rs... Então, Vanessa, pode ficar tranquila, não foi apenas você que gostou dele... rsrs...

Mas livro é livro, cada um tem o seu preferido, rsrsrsrsrs...

Leitura é leitura.. rsrs..

Beijos linda...

una disse...

Nossa, sério?! Decepcionei. Eu terminei de ler Anjos e Demônios e simplesmente me apaixonei por Dan Brown, o cara realmente é muito bom, mas eu concordo contigo, Jéssica, cobrança demais gera uma cobrança maior da pessoa e ela acabe perdendo a magia. É uma pena... Mas eu vou ler os outros, quando arrumar coragem, haha.

Beijos!
http://cabeem1.blogspot.com/

Henrique Miné disse...

acho que do Dan Brown eu só não li esse e Ponto de Impacto, de qualquer maneira, li e gostei dos outros três, mas foi em outra época da minha vida, tanto é que nunca fui atrás (e nem cogito, pra ser sincero) dos outros livros.

Respeito muito o Dan Brown, mas venho me enjoando um pouco dessa leitura por puro entretenimento, sabe?

beeeijos.

Rafael Ayala disse...

Jéssica, mais uma vez me identifiquei nas tuas palavras.
Leitor voraz desde bem novo ^^.
Falta eu ler ainda o Ponto de Impacto e o Sílbolo Perdido...

Agora eu fiquei muito mais curioso para ler o livro...

Bom que eu vou ler sem expectativas, mesmo gostando dos outros livros...

Beijos
=]

Unknown disse...

realmente Dan Brown fascina a cada virada de pagina em todos os seus livros... e concordo com vece Anjos e demonios é magnifico e já to louco pra compra o simbolo perdido e ler...

Rafaela Amaral disse...

Li esse livro até o fim contra minha vontade, achei ridículo. Como todos os dele, não sou nada fã de Dan Brown.

vem? http://changingallchannels.blogspot.com/