20 de janeiro de 2012

#HoradeOpinar

Eu estava tentando não me pronunciar sobre esse o assunto, mas não consegui resistir depois que vi um "esclarecimento" do ser envolvido no caso pelo Facebook. Lá vou eu em:
Monique e Daniel: O estupro







Confesso que não sou telespectadora assídua de BBB, na verdade parei de dar importância ao programa global depois das suas primeiras edições. Mas isso não me torna uma pessoa que não sabe do que rola na casa mais espiada do país. Tenho amigos, vizinhos, conhecidos e desconhecidos, e principalmente contatos no Facebook que não só gostam como falam disso quase que o tempo todo. E foi justamente na minha rede social favorita, que eu vi um link descrito em caps lock com o título referente a um estupro no BBB. Achei que era mentira, mas por pura curiosidade fui ver. Confesso que não acreditei quando me dei em conta do que estava acontecendo. Li algumas coisas, quis ver mais o vídeo, vi outros vídeos e ai foi que eu me indignei de verdade. 

Eu entendo por estupro, qualquer ato sexual (tendo ele penetração ou não), que aconteça sem o consentimento do outro (isso sendo forçado, ou o outro estando inconsciente). E a única coisa que consegui ver naqueles minutinhos de vídeo, foi uma mulher apagada (porque quando as pessoas tem o sono de bêbado, pode passar um trator do lado que não levantam) e um cara muito do 'esperto' se aproveitando dela. Porque não há quem me diga que aqueles movimentos que o tal Daniel estava fazendo por debaixo do edredom eram movimentos de quem estava apenas abraçado, ou beijando a moça. Li em alguns blogs, inclusive o da ex-sister Angélica Morango, que nem ao menos eles tinham ficado na festa, que só tinha rolado um selinho, e que a produção do programa com o poder mágico da edição transformou a história deles em romance. Penso eu que mesmo que a tal Monique seja uma mulher oferecida, e que tenha flertado com Daniel a noite toda, dado ousadia para ele e tudo, isso não faz do ato dele algo correto ou merecedor. Ninguém no mundo merece ser violentado. Me espanto com os comentários de mulheres dizendo que a 'sister' teve o que pediu, que ela é uma p***, e que era ela quem deveria ter saído do programa. Vocês querem mesmo saber a minha opinião? Para mim, Daniel não só deveria ter saído do programa, como o programa deveria sair do ar. Porque o que aconteceu foi sim um estupro, e se o Daniel estava errado, a produção do BBB estava mais ainda, porque eles estavam conscientes e poderia ter interrompido o ato assim que perceberam que tinha algo de errado. Teriam evitado toda essa repercussão e constrangimento. Se a Monique não confirmou que houve sexo, foi porque além de ela não se lembrar de nada, por estar bêbada, ela não teve acesso ao vídeo. Porque se tivesse, com certeza se sentiria ferida e daria queixa contra o abuso. Falar agora que a exclusão do rapaz é racismo, é outra bobagem! Eu sou completamente contra preconceitos, mas sou contra também o oportunismo barato. Crime cometido por negro, branco, azul, amarelo e E.T, tem que ser punido da mesma forma. 

Como é que na casa mais vigiada do país, um crime desse ocorre assim? Sem interrupções, por debaixo do edredom (literalmente)? Sempre fui a favor da competência e profissionalismo da Rede Globo, mas essa procura exaustiva e louca por audiência e dinheiro está fazendo com que a maior Emissora do país destrua os principais valores que procura levar aos telespectadores. 
Outra coisa que me impulsionou a escrever sobre o assunto é a tentativa quase cômica de Daniel de querer justificar o que aconteceu, se fazendo de vítima, falando, pela sua "assessoria", meia dúzia de palavras que não dizem nada. Se ele se sente tão injustiçado assim, porque não afirma que não houve nada? Aposto que é medo que a perícia diga o contrário. Quem não deve não teme meu companheiro.
No final de tudo, o caso de polícia ainda foi aproveitado pela Globo e afins para uma coleta de maior audiência. E nós, revoltados, alienados, que não sabem de nada da história, e todos os outros, somos os atingidos da vez. 

Gostaria que as redes de comunicação, de todos os meios, zelassem pelos objetivos principais dos quais foram criadas: manter a população informatizada, sem manipulação, com neutralidade e sem mentira; tendo como um dos objetivos principais instruir os indivíduos.

Parece que algo está errado, mas isso já é assunto para outro post.

Um comentário:

C.Q.C.M. disse...

Na moral, dificil saber quem está certo ou errado, uma coisa leva a outra, bêbada desacordada não faz o que não quer e nem geme, eu sei disso eu bebo e por mais que eu não me lembre do que aconteceu nunca faria algo que não faria de jeito nenhum sóbrio. Se a mulher estava bêbada o cara também bebeu e não usou a bebida como desculpa.

Realmente o que disse sobre racismo nada tem a ver, isso é desculpinha besta.

De qualquer forma eu não estava lá, não posso dizer realmente o que aconteceu e nem vou defender nenhum ponto.